PROFESSOR LÁ SILVA

PROFESSOR LÁ SILVA

Blog do Maestro Lá Silva

O que a música sempre traz - e este é o fato mais decisivo - ao campo de visão do filósofo é a sua proximidade da existência Humana, uma característica específica que torna a música necessariamente objeto essencial para todos os que refletem sobre a realização humana.

Respiração(Exercícios para o Controle do Ar)


1 - Inspirar expandindo o tórax. Você deve sentir o alargamento das costelas flutuantes, mais ou menos na altura da cintura. Não levante os ombros nem estufe o peito! cuide também para que a musculatura do pescoço não esteja tencionada. Sustentar por alguns segundos (pausa) e expirar esvaziando totalmente (sanfona).
2 - Repetir o ex. 1, desta vez fazendo o som "sssss... "(contínuo) durante a expiração. procure manter o som homogêneo, estável, sem variação de intensidade, e durante um tempo confortável, sem exageros.
3 - Repetir o ex. 1, agora fazendo sons bem curtos em "s "(stacatto). A cada som corresponde uma expansão do tórax(como se quisesse alargar ainda mais a cintura).
4 - Alternar os exercícios 2 e 3: s-s-s-s-ssssssss (stacatto/ contínuo).
5 - Repetir os exercícios com os sons de ch e depois com f. Marque o tempo confortável para manter um som contínuo, homogêneo, sem oscilações (sss,ch,fff). A partir deste tempo básico, comece aumentar sua capacidade, mas sem perder a qualidade.Observação: note que mudanças na sua rotina como: dormir mais tarde do que o costume, uma gripe forte, uma situação de estremo cansaço etc. podem afetar significativamente o seu desempenho. Quando isto ocorrer, não desanime: use esta constatação a seu favor, ampliando sua capacidade de auto-conhecimento.Saber como funciona o seu corpo è fundamental para quem quer cantar!