PROFESSOR LÁ SILVA

PROFESSOR LÁ SILVA

Blog do Maestro Lá Silva

O que a música sempre traz - e este é o fato mais decisivo - ao campo de visão do filósofo é a sua proximidade da existência Humana, uma característica específica que torna a música necessariamente objeto essencial para todos os que refletem sobre a realização humana.

Escaleta


Escaleta, Melódica, Clavineta ou Pianica são os vários nomes atribuidos a este aerofone de palhetas livres, com funcionamento semelhante ao acordeão e à harmónica de boca. Possui um teclado análogo ao do piano, em proporções reduzidas. Toca-se soprando através do orifício localizado na extermidade do instrumento e pressionando as teclas respectivas às notas que se deseja tocar. A extensão do instrumento varia de acordo com o modelo, estando, geralmente, entre duas e três oitavas.

Seu uso sempre esteve ligado a fins educativos, sendo utilizado em aulas de musicalização infantil. Muitos compositores populares a utilizam também por seu timbre peculiar e seu caráter ágil, que possibilitam bons solos de improvisação.

Ao pressionar uma tecla, abre-se o caminho para a passagem do ar pela palheta correspondente. Com a passagem do ar, a palheta vibra gerando a nota.



Os principais fabricantes de escaletas são Hohner, Yamaha, Suzuki e Samick. No Brasil o instrumento era fabricado pela Scalla.