PROFESSOR LÁ SILVA

PROFESSOR LÁ SILVA

Blog do Maestro Lá Silva

O que a música sempre traz - e este é o fato mais decisivo - ao campo de visão do filósofo é a sua proximidade da existência Humana, uma característica específica que torna a música necessariamente objeto essencial para todos os que refletem sobre a realização humana.

Flauta de pan



A Flauta de Pan é um instrumento musical antigo, constituído por um conjunto de tubos fechados numa extermidade, graduados e de diferentes tamanhos. Ligados uns aos outros em feixe(ver foto)ou lado a lado. Os tubos não têm bocal e são soprados com os lábios tangenciando as extremidades superiores.

Foram denominadas de Pan em associação com o deus grego Pan.Eram muito populares entre os etruscos e gregos já no século VI a.C. Atualmente é uma peça importante na música folclórica da Romênia, Birmânia, Oceania e nos países andinos. A flauta de pan nos países andinos é conhecido como "siku" pela comunidade Aymará, e de "antara" pelos Quechuas e zampoña pelos espanhóis. Os sikus mais originais ou "puros" são tocados em escala pentatônica. Existem uma característica comum de tocar o "siku" em par, isto é, tocando uma parte e alternando a escala com a outra parte sempre juntas. Essa partes são denominadas masculino e feminino, uma parte se chama "ira" que guia e a outra se chama "arka" que acompanha. O termo "sikuri" é usado nas comunidades bolivianas para o tocador de siku, e o termo "sikuriadas" ou "sikuriados", são temas melódicos tocados somente com os sikus, nos povoados andinos é comum encontrar essas tropas musicais que variam de cinco ou dez sikuris ou até mais. Existem vários tipos, tamanhos, notas, tipos de canas, dependendo da localidade onde é construído o siku pois a nota musical varia de tamanho e a afinação é relativa nem sempre se aproxima na nota requerida pelo luthier. No Equador, nas comunidades índigenas existe um parente próximo ao "siku" ou "zampoña", é o "rondador", flauta construída com canas bem finas enfileirados, de 20 a 40 canas. Também tocado em escala pentatônica, muito utilizado em danças como "sanjuanito", "albazo", "longuita", "pasacalle", etc.
A Flauta de Pan é um instrumento musical antigo, constituído por um conjunto de tubos fechados numa extermidade, de diferentes tamanhos.
Foram denominadas Pan em associação com o deus grego Pan.
Em física a flauta de pan é chamada de tubo sonoro fechado.