PROFESSOR LÁ SILVA

PROFESSOR LÁ SILVA

Blog do Maestro Lá Silva

O que a música sempre traz - e este é o fato mais decisivo - ao campo de visão do filósofo é a sua proximidade da existência Humana, uma característica específica que torna a música necessariamente objeto essencial para todos os que refletem sobre a realização humana.

Cordas vocais e Diafragma


Diafragma


É o mais importante músculo da inspiração. Ele separa o tórax do abdome e tem formato de cúpula.
Na inspiração o diafragma desce, as costelas inferiores se dilatam e os pulmões se expandem. Na expiração ele volta a posição normal, expelindo o ar. No ato de cantar todo o ar deve ser aproveitado, ou seja, transformá-lo em som, para isso é necessário que haja o maior controle possível e isto se dá no bom uso do diafragma.
Todos os professores deveriam levar a sério o problema da respiração errada seja da criança ou do adolescente. Procurar saná-lo, mesmo que não seja um técnico na empostação da voz. Todas as pessoas são capazes de normalizar os movimentos respiratórios.


INSPIRAÇÃO
O ar penetra pela cavidade nasal onde o ar é umedecido, filtrado e aquecido, percorrendo o laringe (passando pelas cordas vocais) seguindo pela traquéia, brônquios, pulmões, onde estão situados os alvéolos que são responsáveis pela troca gasosa no organismo (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico). Com a entrada de ar nos pulmões o tecido pulmonar aumenta de tamanho e o músculo diafragma desce.
A inspiração para a fonação deve ser curta e rápida. Não se pode dizer que na fala a inspiração é exclusivamente nasal, utiliza-se constantemente a inspiração bucal e nasal.
EXPIRAÇÃO
É a saída de ar dos espaços pulmonares, onde há uma redução do tecido pulmonar, o diafragma volta para posição relaxada e a coluna aérea toma sentido inverso: pulmões, brônquios, traquéia, laringe, e cavidade nasal. A fonação pode durar de 20 a 25 segundos, sendo importante que seja regulada para fornecer à laringe uma quantidade de ar precisa, e uma pressão correspondente para as diversas modalidades vibratórias da corda vocal. A fonação deve ser realizada no ato expiratório.











AS CORDAS VOCAIS
Durante a inspiração as cordas vocais estão abertas. Na expiração elas se unem. O ar, passando por elas com pressão as faz vibrar. Do maior ou menor número de vibrações, dependerá a altura dos sons graves ou agudos por elas produzidos.
Voz
A voz tem o poder de sugestionar, persuadir e seduzir, podendo fascinar o ouvinte despertando nele inúmeras emoções e sentimentos.


.