PROFESSOR LÁ SILVA

PROFESSOR LÁ SILVA

Blog do Maestro Lá Silva

O que a música sempre traz - e este é o fato mais decisivo - ao campo de visão do filósofo é a sua proximidade da existência Humana, uma característica específica que torna a música necessariamente objeto essencial para todos os que refletem sobre a realização humana.

A RESPIRAÇÃO


Respiração Diafragmática

Diafragma - É o músculo que comanda o movimento de respiração. Sua forma é abaloada e fica situado abaixo e entre os pulmões. Quando inspiramos, ele se contrai permitindo que os pulmões inflem, captando o oxigênio pelas vias nasais. Quando o diafragma volta à sua posição inicial - descontraído, relaxado, torna-se abaloado novamente, contraindo os pulmões e produzindo a expiração.

Para comandar nossa respiração precisamos controlar a velocidade com que o músculo se dilata.

Pôr ser um órgão interno utilizamos o comando abdominal. "Então, vamos lá.!"


I - Inspirar lentamente, pelo nariz direcionando o ar para a região do baixo-abdômen (abaixo do estômago), sem permitir a elevação peitoral , e expirar lentamente como se soprasse um canudinho , relaxado , mantendo o abdômen para frente , por 3 vezes .

OBS: Daqui em diante, enquanto expirar, mantenha seu abdômen na frente , mas respeite seu organismo contraindo-o quando sentir necessidade .


II -Inspire lentamente e solte seu ar pôr 5 tempos em sss-sorriso , como um "pneu esvaziando" , com o som retilíneo e uniforme .


III- Faça o processo anterior modificando os tempos de expiração . Ex: Inspiração - Expiração ( sss - sorriso - 3 x cada um ).

5t 5t

5t 10t

5t 15t

5t 20t

5t 25t

5t 30t

5t xt


"Esse exercício é para trabalharmos o comando de expiração e apoio diafragmático." O apoio está em manter o abdômen para frente, gerando uma leve pressão na musculatura baixo-abdominal .